Blog LAB1

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba todas as novidades de nosso blog!

Post LAB1

Entenda os benefícios de contar com uma Consultoria SAP em seu negócio

Resolving the issue with synchronization in old version

Empresas em expansão: entenda os benefícios do ERP

Resolving the issue with synchronization in old version

Compreenda as correlações entre BI e ERP, e como essa aliança pode mudar seu negócio!

Antes considerado um produto pouco acessível para muitas empresas em crescimento, o BI ganhou força nos últimos anos, com várias soluções ERP expandindo suas ofertas para competir com os fornecedores de BI. Há algum tempo, as atividades relacionadas ao BI eram realizadas de forma manual, com a manipulação dos dados em planilhas.

Afinal, o que é BI (Business Intelligence)?

Business Intelligence é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio, com o objetivo de oferecer suporte à tomada de decisões. O BI pode ser definido como a transformação de dados brutos em insights que permitem tomadas de decisão melhores e mais rápidas. Aplicar esse trabalho manual a diferentes departamentos de uma empresa exigia horas para a geração de relatórios, que acabavam não sendo tão confiáveis quanto o desejado.

Atualmente, muitas das soluções ERP que encontramos no mercado já vêm com módulos de BI integrados, permitindo a geração de relatórios dinâmicos e fornecendo visibilidade aos seus negócios. Com um grande volume de dados que podem ser armazenados e compilados, é preciso organizá-los de maneira que se tornem relevantes para a empresa. É aí que entra a importância da integração entre ERP e BI. Juntas, essas ferramentas são capazes de alavancar a produtividade das empresas e impactar de forma direta no sucesso de qualquer implementação de projeto.

Entenda o BI na prática:

Separamos algumas das vantagens que você sentirá em seu cotidiano ao adotar a solução BI:

  1. A ferramenta irá extrair os dados automaticamente, e fará todas as análises necessárias, disponibilizando os relatórios em Dashboards simples de serem visualizados, contendo apenas aquilo que realmente importa.
  2. O BI fará você parar de gastar tempo com o que pode ser feito automaticamente. Você deixa de fazer um trabalho operacional e passa a analisar os dados para tomar decisões mais assertivas.
  3. Com uma ferramenta de BI integrada ao ERP, você tem todas as análises necessárias para sua gestão atualizadas diariamente. Assim, você poderá saber como vão as vendas, como estão as metas, quais vendedores estão performando melhor, quais clientes precisam de atenção e muitas outras informações.
  4. Usando uma ferramenta de BI integrada ao ERP, várias informações já estarão cruzadas para que você tome ações de correção, ajustes e prevenção. O BI cruza informações em uma base de dados inteligente e totalmente preparada para essa finalidade, extraindo os mais diversos insights.
  5. Você economiza tempo deixando de fazer manualmente o que pode ser feito automaticamente e reinveste tempo em tarefas mais assertivas para gerir seu negócio sem preocupações e complicações.


Entenda o BI na prática Benefícios da integração entre ERP e BI:

O ERP é um sistema robusto e se encarrega por processar e armazenar dados de transações de diferentes fontes, sejam internas ou externas, mas não se enquadra como o sistema de distribuição de dados mais eficiente. Por outro lado, o BI é capaz de realizar várias operações de forma a facilitar os meios de criação, modificação e distribuição de relatórios.

O BI explora os dados, relacionamentos e tendências de dados e utiliza-os para a tomada de decisões. Dessa forma, essas duas ferramentas são complementares e o processo de integração entre as duas pode impulsionar o crescimento da receita da empresa e ainda melhorar a sua eficiência operacional.

Abaixo, listamos alguns dos benefícios que sua empresa terá ao integrar ERP e BI:
● Previsão de tendências de negócios;
● Mais facilidade para implementar a cooperação entre os departamentos;
● Mais eficiência na geração de relatórios;
● Melhoria da lucratividade através da análise de dados de transações;
● Fornecimento de acesso online aos dados, economizando tempo;
● Controle do fluxo de caixa corporativo em tempo real;
● Melhoria no gerenciamento de contas a pagar e no relacionamento com os fornecedores.

Além desses benefícios, também há uma melhoria nos processos internos da empresa, pois a equipe poderá acompanhar a evolução dos processos com mais precisão. Esse acompanhamento é essencial para a identificação de problemas, erros e pontos de melhoria.

Os tipos de cuidado que se deve ter:

Apesar de a integração entre ERP e BI trazer diversos benefícios como os expostos acima, é preciso fazer algumas considerações acerca da utilização desses sistemas integrados. Os cuidados devem girar em torno principalmente da inovação tecnológica, afinal, as soluções de BI devem acompanhar essas mudanças, fornecendo infraestrutura e informações que satisfaçam o usuário. Além disso, é preciso se atentar também à confiabilidade e disponibilidade do sistema. À medida que um sistema BI se adapta às mudanças, ele deve fornecer escalabilidade, garantindo um serviço contínuo com desempenho confiável.

Afinal, o que podemos concluir?

Com a sofisticação das novas ferramentas de BI e a capacidade que os sistemas ERP possuem para consolidar dados importantes em uma única plataforma, ERP e Business Intelligence andam de mãos dadas e permitem que as empresas obtenham detalhes sobre processos de negócios, como coleta, visualização, análise de dados e relatórios.

Se interessou pelas informações que falamos no post e gostaria de otimizar as suas operações comerciais e melhorar suas tomadas de decisões estratégicas? Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, o importante é entender quais os benefícios e qual se encaixa melhor na realidade da sua empresa. A LAB1 Consultoria poderá lhe ajudar a entender qual o melhor caminho para sua empresa com o auxílio do BI, fale conosco!


Deseja saber ainda mais sobre temas relacionados à SAP B1 e Gestão Empresarial? Assine nossa newsletter! E caso deseje, nos envie suas dúvidas ou sugestões de conteúdo, ficaremos satisfeitos em poder ajudar!

Post LAB1

Entenda se sua empresa está pronta para começar a automatizar os processos, e todos os cuidados necessários para fazer isto!

Caso você esteja considerando automatizar os processos de seu negócio, existem muitos pontos importantes para se atentar antes de implementar tal automatização. Elencamos aqui algumas das principais dicas repassadas pela própria SAP Brasil. Confira!

Como saber se devo realmente automatizar meus processos?
Os primeiros passos para tomar tal decisão, consistem em avaliar criticamente se a sua empresa tem o perfil e a escalabilidade necessárias. Mas afinal, o que devo avaliar e refletir sobre meu negócio para responder tais dúvidas?

Pergunta 1: Minha empresa já possui um modelo de negócio bem definido?
Você deve se questionar se sua empresa já implementa processos bem estruturados em todas as áreas do negócio. Neste ponto, reflita se seu negócio já encontrou uma fórmula estável para o ritmo dos processos, e, avalie principalmente se sua equipe já internalizou todos os processos de execução instaurados. Aqui, é importante que seu maior problema seja o tempo excessivo gasto executando as tarefas, pois significa que o processo já está eficaz, porém a agilidade ainda precisa ser melhorada. Caso seu maior problema seja na verdade a ordem e efetividade dos processos e falhas na execução dos mesmos em si, talvez seu negócio ainda não esteja maduro o suficiente para automatizar. Antes de automatizar, esteja certo de que encontrou uma fórmula razoavelmente estável para atender suas demandas!

Pergunta 2: Sua empresa é um negócio eficaz e lucrativo?
As questões básicas de gestão, como por exemplo, suprimentos & produção, finanças, recursos humanos, marketing e vendas, já devem possuir soluções testadas e consolidadas na prática! Tenha em mente que a automatização precisa partir de um processo existente. Se você ainda não implementa algumas das principais atividades, o processo de automatização pode ficar incompleto ou impor soluções inadequadas para a cultura ou modelo do seu negócio.

Pergunta 3: Sua empresa tem potencial de crescimento? Você tem anseios de crescer ainda mais?
A implantação de um ERP costuma ser um processo de médio prazo, que envolve aporte significativo de tempo e energia por parte dos principais talentos da empresa e que por isso, mexe com todos os aspectos do negócio. É quase como fazer uma obra importante em casa quando se está vivendo lá: há um tempo razoável de incômodo, para ao final obter uma solução muito melhor do que o que existia antes. O investimento vale tão mais a pena quanto mais firme for a intenção de utilizá-lo como plataforma de crescimento.

Depois de refletir sobre as questões elencadas acima, agora lhe explicaremos os principais pontos dos benefícios em automatizar seus processos!

Procedimentos
Este é um fator chave para as empresas maximizarem suas capacidades de crescimento, pois reduz os custos e tempo de gerenciamento por meio de procedimentos mais eficientes, automatizados e simplificados. Todos os departamentos atuam de forma altamente integradas e não causarão erros ou conflitos devido às informações serem extremamente consistentes. De relatórios a rotinas diretamente relacionadas ao gerenciamento e faturamento da empresa, a melhoria de desempenho é óbvia para todos. Sistemas flexíveis e inovadores como o SAP Business One podem reduzir custos, melhorar os processos de trabalho e estabelecer a base para que os processos de gerenciamento se tornem mais inteligentes e competitivos.

Produtividade
Ter um ERP em seu negócio pode resolver vários problemas que costumam causar atrasos. Quando não se tem um sistema de gestão totalmente integrado, é difícil garantir que os processos sejam seguidos à risca. Afinal, além de não demandar revisar as entradas de dados, os colaboradores ganham muito mais agilidade e produtividade em seu dia-a-dia no trabalho. Quando se tem o SAP Business One, é praticamente impossível pegar atalhos e cometer erros. Sendo assim, o SAP possibilita que sua equipe seja mais disciplinada, eficiente e motivada! Todos esses fatores se combinam para trazer mais confiança e sucesso para agilizar a tomada de decisões.

Erros
A redução de erros também é uma questão central, a qual incrementará a qualidade dos processos internos. A precisão dos dados promovidos pelos ERP´s possibilita um ótimo resultado, justamente pela redução de equívocos e transtornos ao longo dos processos. À medida que as rotinas gerenciais são automatizadas e simplificadas, o número de erros diminui. Portanto, além de eliminar despesas com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, as empresas também economizam custos ao reduzir as taxas de retrabalho causadas por falhas operacionais e gargalos. A troca de dados entre as diferentes áreas da empresa pode aumentar o nível de inovação interna e maximizar a capacidade dos profissionais de encontrar a melhor maneira de atender às necessidades do mercado. Somado a isso, o fluxo de informações entre os departamentos torna-se mais ágil e preciso, para que serviços de maior qualidade possam ser construídos e focados nas necessidades do consumidor. Sendo assim, as possibilidades de atrasos e de erros é bem menor, e com muito mais rapidez e segurança.

Agilidade
Um ERP facilita o trabalho do gestor ao entregar uma central de controle com todos os dados necessários para gerir seu negócio. Ele consegue visualizar como a empresa está funcionando nos mínimos detalhes e como isso interfere nos resultados. Com a informatização dos processos é possível eliminar tarefas manuais do processo. A partir da implementação do software, há uma maior automação e organização das atividades realizadas. Isso traz redução de gastos, aumento de produtividade, maior desempenho do negócio, melhor planejamento e, claro, a possibilidade de crescimento.

Ao analisar todos esses pontos, não é difícil concluir que a decisão de automatizar os processos do negócio é bem mais importante do que simplesmente “modernizar a gestão”. Esta decisão se torna a chave para o crescimento, justamente, pois fornece a segurança e confiabilidade necessárias e suficientes para que os tomadores de decisão do negócio possam, sem perder o controle sobre o que está acontecendo no dia-a-dia, para poder se ater à dedicação diária de gerir uma empresa.

Deseja saber ainda mais sobre temas relacionados à SAP B1 e Gestão Empresarial? Assine nossa newsletter! E caso deseje, nos envie suas dúvidas ou sugestões de conteúdo, ficaremos satisfeitos em poder ajudar!

Resolving the issue with synchronization in old version

Como obter vantagens competitivas na era digital com auxílio do SAP B1?

Há décadas, o mundo vem passando por mudanças tecnológicas drásticas e abruptas. O meio virtual tornou-se vital, e cada vez mais presente e necessário no cotidiano de todos, e, obviamente, isto também perpassa para o campo mercadológico, o qual se adapta e atualiza-se de modo ainda mais efusivo e acelerado. Sendo assim, cada vez mais o cenário pede que as empresas se adaptem às novas realidades trazidas pela revolução digital, e, respondam bem aos desafios repentinos, conseguindo assim, destacar-se pelo bom uso das novas ferramentas disponíveis, e utilizando os benefícios dos avanços tecnológicos a seu favor.

Conseguimos notar facilmente que cada vez mais as organizações entendem que, além de necessitar ficar à frente de seus concorrentes, também precisam se desenvolver e implementar tecnologias para obter o melhor gerenciamento e análise de dados, para alcançar um maior controle de seus próprios negócios. Com as tecnologias de nuvem, e todos os dispositivos portáteis, o espaço necessário para gerenciar processos e informações não mais necessita necessariamente de um único e amplo espaço físico. Ou seja, a transformação digital facilitou extensamente o processo de gerenciamento, trazendo um grande avanço para todo o campo mercadológico, possibilitando aos gestores um maior controle, flexibilidade e agilidade nas tomadas de ação.

Mas afinal, o que é uma empresa inteligente?
São consideradas organizações inteligentes, as que utilizam a tecnologia a seu favor, sendo sempre muito bem preparadas para as possíveis adversidades enfrentadas, conseguindo se adaptar com facilidade aos desafios que surgem, justamente por já contarem com os mais diversos artifícios para o incremento e otimização de suas atividades.

Isso significa que uma companhia que aposta no uso de recursos tecnológicos, dados e processos, torna seus métodos mais ágeis e competitivos, trazendo benefícios tanto para seus clientes, fornecedores e também para seus colaboradores.

O que as empresas inteligentes têm em comum?
Mesmo que haja diferentes segmentos mercadológicos, a transformação digital terá um impacto comum em cada um dos diferentes campos. Essa grande mudança afeta não só a gestão interna, mas também o modo de contato com todo o público, seja interno ou externo.

Notadamente, uma empresa inteligente deve manter uma boa estrutura e gestão interna de sua equipe, justamente para alcançar estratégias e análises de dados corretas e eficazes para a gestão de seu negócio. Por meio da solidificação dessa estrutura, as necessidades e expectativas de todos podem ser atendidas e compreendidas e otimizadas.

Com todos esses benefícios, a operação e o gerenciamento se tornam ainda melhores. Tanto os processos internos quanto externos desenvolvem um melhor fluxo de informação, envolvendo assim toda a equipe interna, clientes, fornecedores, parceiros, terceirizados, etc.

Outro ponto importante, se faz pela inteligência dos processos, independente do segmento mercadológico, quaisquer atividades de uma empresa tem implementado um processo em curso para realização. É ele quem determina todas as etapas a serem concluídas. Gerar inteligência entre os processos, incrementa ainda mais a identificação e pesquisa eficaz de melhorias operacionais. Essas melhorias podem ser implementadas em várias áreas, como por exemplo duração e agilidade na execução de tarefas, escalonamento de profissionais, segmentação de tarefas, etc.

Com base no entendimento de todo o negócio, além de tomar as decisões mais assertivas em função da planificação das informações corretas, os gestores também podem reduzir despesas, erros em processos e aumento da produtividade. Onde, caso tudo seja feito da maneira correta, após a boa implementação dos processos aqui citados, esses procedimentos ocorrem basicamente de forma automática.

As vantagens do Sistema SAP
Para atingir todos os pontos aqui listados, é necessário aliar-se à inovação e tecnologia de ponta. Um dos melhores meios para atingir tais objetivos, se faz por adotar um ERP em seu negócio. O ERP garante aperfeiçoamento, melhorias e agilidade na gestão empresarial, faz a leitura e o processamento de dados de forma ágil, além de muitas outras vantagens, tornando sua empresa inteligente de modo muito mais rápido, prático e fácil.

Quando se trata de ERP, o SAP Business One é o ERP mais recomendado pelos profissionais da área, afinal, sua implantação é efetivada em um curto espaço de tempo, fazendo com que os gestores consigam integrar todos os processos instaurados, auxiliando de modo ágil e eficaz na análise de dados para o melhor controle e gerenciamento do negócio.

Sendo assim, o SAP B1, além de ser uma solução de tecnologia de ponta, também foi idealizado justamente para agregar valor aos negócios e ajudar os contratantes em seus processos gerenciais, transformando-as em empresas inteligentes. Ao contar com o ERP SAP Business One, você aprimora ainda mais a experiência de gestão, já que, o compromisso está em apoiar e contribuir para que as empresas otimizem sua administração, e se tornarem cada vez mais notórias dentro de seu segmento.

Para obter o maior potencial do SAP e otimizar essa transição, as empresas e seus departamentos de TI podem contar com a ajuda de empresas como a LAB1 Consultoria, que utilizam de profissionais preparados para a execução do Sistema SAP Business One. A LAB1 também conta com um portfólio que inclui diversas outras ferramentas e soluções, adaptadas às suas necessidades específicas com o SAP!


Deseja saber ainda mais sobre temas relacionados à SAP B1 e Gestão Empresarial? Assine nossa newsletter! E caso deseje, nos envie suas dúvidas ou sugestões de conteúdo, ficaremos satisfeitos em poder ajudar!

Resolving the issue with synchronization in old version

7 perguntas comuns sobre o Sistema SAP B1 para empresas PME´s

O sistema SAP Business One para PME´s, é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), desenvolvido pela empresa multinacional alemã SAP. Ele dispõe de versões para atendimento de grandes organizações, assim como para atendimento de negócios de pequeno e médio porte. O SAP Business One, permite integrar todos os processos e os dados de uma organização, unificando e simplificando a gestão dos negócios. Sua implantação é rápida e prática, apresentando excelente custo-benefício.

Você possui conhecimento das informações mais importantes sobre ele? Já pensou em tê-lo em seu negócio? Neste post, responderemos as perguntas mais comuns das PME´s sobre o Sistema SAP Business One. Confira!

1. Meu segmento mercadológico é atendido pelo SAP Business One?
Sim! Ao contrário do que muitos pensam, o Sistema SAP oferece soluções as quais permitem atender empresas dos mais diversos nichos mercadológicos, seja da indústria, do varejo, do agronegócio, etc. Como exemplos de soluções, podemos citar: auxílio na redução dos custos da cadeia de suprimentos; diminuição do retrabalho; aceleração dos ciclos de produção; controle dos fornecedores; disponibilização de informações sobre os pedidos; integração de todos os setores da empresa; organização dos projetos e facilitação no prazo de entrega; além de gerir a alocação de recursos, entre muitas outras, sempre implantadas de acordo com suas necessidades exclusivas.


2. Afinal, quais são os benefícios que o SAP pode me trazer?
Ao optar pelo uso do Sistema SAP, você poderá verificar em um curto prazo principalmente os seguintes benefícios:

- Informatização e automatização de todos os processos instaurados;
- Redução de retrabalhos;
- Entrada única de dados;
- Redução da carga de trabalho;
- Um maior e melhor suporte informacional dos dados de seu negócio.

3. Quais processos que realizo em meu negócio podem ser integrados ao SAP?
Com a implantação do SAP Business One para PME´s, pode-se integrar diversos processos empresariais, sendo alguns deles:

- Compras;
- Vendas;
- CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente);
- Estoque;
- Produção;
- Contabilidade;
- Fiscal;
- Patrimônio;
- Serviços/Assistência Técnica;
- Gestão de Projetos.


4. Quais são os benefícios que posso obter adotando o SAP Business One em minha empresa?
O Sistema SAP Business One para PME´s é extremamente útil e necessário dependendo do tamanho de seu negócio. Entre os inúmeros tipos de benefícios os quais ele traz, podemos destacar:

- Redução geral dos custos: Configurando-se como uma das mais frequentes preocupações dentro de um negócio, a redução de custos mostra-se ser uma das
principais preocupações de uma empresa. Em um cenário ideal, obter gastos controlados auxilia na geração de maiores margens de lucros, e em maiores e mais seguras chances de investimentos no negócio, colocando-o assim, à frente de seus concorrentes. Com o Sistema SAP, a empresa conta com a redução de erros e automatização dos processos, adquirindo assim uma maior agilidade na tomada de decisões, e uma economia de recursos, ocasionando em um significativo avanço nos custos gerais do negócio.
- Facilitação nas tomadas de decisão: Como dito anteriormente, o processo de tomadas de decisões com o auxílio do Sistema SAP é infinitamente melhor. A facilitação no acesso às informações em tempo real, e a possibilidade em se obter relatórios de desempenho agilizam todo esse processo. Tal agilidade reflete na otimização da realização de demandas internas, sendo este um fator fundamental para o sucesso no mercado.

- Melhorias na qualidade dos produtos e dos serviços prestados: A facilidade promovida pelo Sistema SAP nas tomadas de decisão, refletem diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Somando também ao fato de padronizar todos os processos implementados, possibilitando ainda o incremente no estabelecimento dos indicadores de desempenho, ampliando assim a visão de mercado, e o aperfeiçoando das práticas corporativas. Outro ponto de importante destaque, se faz pela melhoria e aumento da produtividade por parte dos colaboradores, os quais conseguem obter um maior período de tempo para realizarem suas tarefas específicas.

5. Consigo mapear/rastrear os processos inteiramento pelo Sistema SAP?
Sim. O Sistema possibilita aferir informações sobre cada etapa de um processo em tempo real, desde o início até a conclusão do mesmo, facilitando auditorias internas e externas, e viabilizando a percepção de oportunidades de melhorias e otimizações.
Com o SAP Business One, também é possível constatar todos os pontos onde existem equívocos, para posteriormente trabalhar-se especificamente em cima deles, sem a necessidade de suspender todos os processos já existentes e ativos.


Podemos concluir que, desenhado especialmente para o segmento das Pequenas e Médias Empresas, o ERP SAP Business One, é de fácil operação e custo acessível, permitindo que você gerencie sua empresa de forma única e integrada!

Deseja saber ainda mais sobre temas relacionados à SAP B1 e Gestão Empresarial? Assine nossa newsletter! E caso deseje, nos envie suas dúvidas ou sugestões de conteúdo, ficaremos satisfeitos em poder ajudar.


Newsletter

Preencha o formulário ao lado e obtenha acesso à todos os
conteúdos de nossa Newsletter!

Formulário para inscrever-se em nossa Newsletter:

Qual seu nome?

Coloque aqui seu endereço de e-mail:

DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

  • 0800 515 5050

  • falecom@lab1.com.br